Rádio Onda Viva

Emissão Online

Intenções da maioria PS convencem 2 eleitos pela oposição

Estão aprovados o orçamento e as Grandes Opções do Plano da Câmara de Vila do Conde. A maioria PS votou a favor, mas também o fizeram dois vereadores da oposição a quem as respetivas forças políticas retiraram a confiança política: Pedro Soares que foi eleito pelo PSD e Dália Vieira que foi às eleições integrando a lista independente NAU.

Assim, os restantes dois eleitos do movimento Elisa Ferraz- Nós avançamos Unidos (NAU) foram os únicos a chumbar as intenções do PS.

Numa nota enviada à Onda Viva pela Câmara Municipal, é assumido que os documentos que ontem foram à reunião do executivo “refletem naturalmente as crescentes dificuldades que temos vindo a viver, principalmente no respeitante aos brutais aumentos de energia e combustíveis e ao aumento exponencial da inflação”.

O orçamento previsto é de 71 milhões de euros dos quais 14 milhões são para investimento que será assegurado “com receitas próprias, com receitas provindas de fundos nacionais e comunitários, e, residualmente, com receitas extraordinárias”.

Uma das maiores fatias do bolo financeiro será utilizado no campo da Educação (9 milhões de euros) destacando ainda a autarquia a verba de seis milhões designada para a “Ação Social”, de quatro milhões para “Habitação” e de três milhões e meio para o setor das “Atividades Económicas”.

Numa análise mais fina e em termos de investimentos, assinala-se a “aquisição de terrenos para ampliar o Cemitério das Caxinas”, mas também “a primeira fase do projeto da construção de habitações, com as primeiras 120 casas” e  “projetos da responsabilidade da administração central do Estado” como “a construção da Esquadra da PSP e o Centro de Saúde das Caxinas (Unidade de Saúde Familiar dos Navegantes)”.

Na mesma informação remetida à Rádio assinala-se também o aumento de sete por cento no montante a transferir para as Juntas de Freguesia e a assumpção da “dinamização de alguns projetos de grande dimensão como o novo Hospital de Vila do Conde (integrado no Centro Hospitalar), a nova ponte sobre o Rio Ave para construção da variante à EN 13, o Parque Urbano junto ao rio do lado de Azurara e a Ecovia nas margens do Rio Ave até aos limites do Concelho da Trofa”.

Por outro lado, a Câmara clama “que, apesar dos fortes constrangimentos existentes, está a ser encetado pela Câmara Municipal, na linha do cumprimento de vários dos compromissos que vem assumindo, dos quais merecem justo destaque a concretização da redução do preço da água, bem como a implementação do cheque-creche e do cheque-educação”.

Resumindo o Vítor Costa, o presidente é citado nesta frase: “é um Orçamento de rigor e realista, que reflete as opções de políticas públicas do Município, proporcionando um trabalho muito exigente, mas frutuoso, em 2023”.

Já o movimento Elisa Ferraz- Nós Avançamos Unidos recorreu à rede social Facebook para explicar o seu voto contra e acusar a maior PS de apresentar um orçamento “repleto de malabarismos para encapotar as contas mal feitas é de realçar o mais impactante para as finanças municipais: um novo empréstimo de 2,5 milhões de euros, ou seja, mais endividamento para o Município de Vila do Conde”.

“O rumo foi invertido, longe vão os tempos de redução da dívida. Atualmente, a dívida Municipal aumenta e quem vier a seguir “que feche a porta”, refere o movimento NAU lembrando que, neste ano de 2022, “a Câmara Municipal gerida pelo atual Executivo, já tinha recorrido a 3,5 milhões de euros de empréstimos.

A força política da anterior presidente aponta que, no orçamento do próximo ano, são previstos aumentos de verbas da Derrama (cobrança sobre os lucros das empresas) e do IMI (imposto sobre imóveis), mas “supostamente os impostos que os Vila-Condenses pagam baixaram”.

Por outro lado, a a renda da concessão da INDAQUA – de que a Câmara abdicou no acordo para reduzir o preço “ainda consta como receita”. “Como é possível? Que contas são estas?”, questionam os eleitos NAU que critica ainda uma despesa em particular: ”As despesas com pessoal e com a aquisição de serviços multiplicam-se” uma vez que “aumentam significativamente os lugares para novos funcionários”.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login