Rádio Onda Viva

Emissão Online

33 mil famílias de V.Conde pagarão menos 12 € mensais de água

Agora já é certo: a descida do preço da água em Vila do Conde chega já no próximo mês de Dezembro. A confirmação desta “redução histórica” foi dada pelo edil Vítor Costa esta segunda-feira, em conferência de imprensa, na sequência da recente aprovação pela Assembleia Municipal do quarto aditamento ao contrato.

Depois de concluída a negociação com a Indaqua, a empresa concessionária de distribuição, o acordo permite uma redução de preço até 35% para os consumidores domésticos que gastam até 10 metros cúbicos por mês, algo que abrange mais de 33 mil famílias, ou seja, um universo maioritário de 90% dos consumidores. Por exemplo, uma família que pagava 34 euros mensais vai passar a pagar apenas 22 euros, equivalendo a uma poupança de 144 euros anuais.

Para os consumidores domésticos que excedem os 10m3 a redução também é significativa: até 12m3 haverá 29% de redução e 23% para quem gaste até 15m3. Continua em vigor um tarifário social para famílias numerosas e agregados com carências económicas. Para os pequenos consumidores da indústria e do comércio, que gastem até 10m3, cerca de 5 mil casos, mantêm-se os preços em vigor, o mesmo se aplicando às IPSS, escolas e associações. Já os grandes consumidores da indústria e comércio sentirão um aumento de 4% na conta mensal.

Para tirar Vila do Conde da lista de concelhos com a água mais cara do país foi preciso fazer algumas cedências. Além do prolongamento do contrato por mais uma década (até 2058), a autarquia abdica de receber rendas da Indaqua no valor de 20 mil euros por mês e passa a pagar a água que utiliza na rega dos espaços verdes da cidade, num valor calculado em 10 mil euros mensais, o que totaliza um encargo total de 360 mil anuais para a autarquia.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login