Fórum internacional em Esposende para debater arte e comunidade
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em sexta-feira, 11 novembro 2022 08:10
- Escrito por: Ângelo Marques
Esta sexta-feira e amanhã, sábado, a Câmara de Esposende organiza o Fórum Internacional de Arte e Comunidade (FIAC) que vai proporcionar , de acordo com a autarquia, “a apresentação, discussão e reflexão sobre as pujantes práticas artísticas comunitárias contemporâneas, nacionais e internacionais, e a sua relação com as questões ambientais”.
A curadoria do evento é de Hugo Cruz, consultor do Programa Municipal de Arte Comunitária de Esposende, e vai contar com especialistas nacionais e estrangeiros que hoje vão abordar o tema “Arte, comunidade e ambiente: diálogos para hoje”.
Amanhã, sábado, no período da manhã, ocorrerá a atividade “VERDE ADENTRO — comida bravia nas margens do rio Neiva”, ou seja uma caminhada de identificação e recoleção de plantas espontâneas comestíveis e confeção coletiva de uma refeição silvestre simples, em fogo-de-chão, seguida de almoço e conversa promovida pela Recoletora, com o apoio da Associação Rio Neiva.
Na tarde de amanhã de volta ao Fórum Municipal Rodrigues Sampaio – onde esta sexta-feira se desenvolve o seminário - decorre a apresentação do livro intitulado “AMAReMAR – Impressões. Arte . Comunidade” – coordenado por Hugo Cruz com ilustrações de Joana Rosa - ainda a apresentação do trabalho discográfico denominado “Restiga” editado no âmbito do Programa Municipal de Arte Comunitária – Esposende, que contará com a performance musical de diversos elementos da comunidade que integram a produção, com direção artística de Filipe Miranda e João Miguel Fernandes.
Finalmente, para a tarde de sábado dica ainda a apresentação final da oficina de percussão “Basket Beat”, que decorrerá ao longo dos dois dias do Fórum, no Polidesportivo da Escola Básica António Correia de Oliveira, sob a orientação de Josep Borràs, de Espanha.
by WebFarol