Rádio Onda Viva

Emissão Online

Caderneta de cromos das siglas poveiras chega às escolas

A Escola das Tradições Poveiras é o novo projeto piloto da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai. O objetivo é fazer a divulgação e promoção da cultura poveira. A iniciativa foi apresentada no Conselho Municipal de Educação e passou a estar disponível para todas as escolas do primeiro ciclo do ensino básico da Póvoa de Varzim (Século, Giesteira, Nova, Sininhos, Desterro), Beiriz (Cruzeiro) e Argivai (Pedreira).

Ao longo do ano letivo, às turmas do quarto ano de escolaridade serão apresentados diversos temas tradicionais através de material didático criado para o efeito, estando também assegurada a colaboração das várias Associações de Pais. Em Novembro o tema escolhido foi  as Siglas Poveiras, tendo cada criança recebido uma caderneta de cromos sobre este aspeto da cultura local.

Seguem-se os temas: o Natal Poveiro em dezembro, a linguagem dos erguinas em janeiro, as bandeiras e brasões em fevereiro, Maria Pais Ribeiro (‘a favorita de D. Sancho’) em março, a lancha poveira em abril, os jogos tradicionais em maio e as Festas de São Pedro em junho. Destaca o presidente Ricardo Silva que “o sentido de pertença a uma gente e a uma terra constrói-se assim, para que se perpetue o grito do Ala Arriba e que os nossos filhos continuem a dizer ‘somos poveirinhos’.”

VianaCar

RECOMENDADAS

Login