Rádio Onda Viva

Emissão Online

Não se esqueça que hoje há exercício para lidar com sismos

É neste 9 do 11 - dia e mês - que às 11 e 9 - hora e minutos - ocorre um pouco por todo o lado um exercício de sensibilização para o “risco sísmico”, uma iniciativa desenvolvida anualmente pela Associação de Emergência e Proteção Civil e que tem por base um comportamento simples que deve ser adotado em caso de tremor de terra. São três gestos de autoproteção que podem limitar eventuais danos pessoais. São eles e em sentido genérico: baixar, proteger e aguardar.  Pormenorizando: Descer sobre os joelhos  ao nível do solo; proteger a cabeça, o pescoço e os olhos - por exemplo debaixo de uma mesa-  e esperar que o abalo pare.

O exercício proposto para hoje é que em ambiente familiar, nas escolas, empresas, instituições públicas e privadas e nas associações, às 11 da manhã e nove minutos e durante 60 segundos se faça a simulação de um sismo e todos adotem os tais três conselhos: baixar, proteger e aguardar. 

As câmaras municipais da Póvoa de Varzim, de Vila do Conde e de Esposende  manifestaram publicamente a sua adesão ao exercício.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login