Rádio Onda Viva

Emissão Online

Dia da morte de ilustre da Póvoa e especialmente de uma freguesia

Quatro de novembro, hoje passam 131 anos da morte do poveiro Francisco Gomes de Amorim, poeta, dramaturgo, romancista, contista, publicista (com larga colaboração na imprensa) e que foi considerado o maior biógrafo de Almeida Garrett . Nasceu na (atual) vila de Aver-o-Mar em 1827 (na ocasiaão Avelomar), emigrou ainda menino para o Brasil (foi caixeiro em Belém do Pará) onde esteve nove anos, para regressar a Portugal e conviver longamente com Garrett que considerava seu pai e mestre.

O trabalho de Gomes de Amorim sobre o escritor mereceu inclusive então um prémio da Academia Real das Ciências de Lisboa, mas o averomarense foi também o autor de outros escritos como os intitulados  Ódio de Raça", "Aleijões Sociais"; "Contos Matutinos" e "Efémeros" “Figados de Tigre”.

Ao lado da escola de Refojos, em Aver-o-Mar, existe uma casa onde pontifica uma lápide que, desde as comemorações do centenário da morte,  assinala ter ocorrido ali o nascimento naquele imóvel do ilustre poveiro que morreria em Lisboa .

VianaCar

RECOMENDADAS

Login