Rádio Onda Viva

Emissão Online

120º aniversário do artista vilacondense Julio / Saúl Dias

Esta terça-feira, dia 1, assinalam-se os 120 anos do nascimento de Júlio Maria dos Reis Pereira, o pintor Julio e poeta cujo pseudónimo era Saúl Dias. Para evocar a data, a Câmara de Vila do Conde preparou um programa especialmente dedicado ao artista vilacondense, dando corpo à missão de estudo, salvaguarda, conservação e divulgação do seu importante legado artístico.

As comemorações terão início no próximo sábado, dia 5, às 15h, com a colocação de uma placa alusiva à efeméride na casa onde residiu, na Avenida Júlio Graça. Ao longo de um ano decorrerão exposições, um congresso internacional, ações com a comunidade educativa, edições, intervenções no espaço público, entre outras iniciativas.

Nascido a 1 de novembro de 1902, em Vila do Conde, Julio / Saúl Dias foi um dos mais importantes nomes do panorama artístico português do século XX, estando representado nas mais relevantes coleções de arte públicas e particulares do nosso país. Refira-se que grande parte da sua obra pode ver visitada na Galeria Julio, em Vila do Conde.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login