Rádio Onda Viva

Emissão Online

Achado em praia de Vila do Conde. Câmara pede que não se mexa

A atividade marítima colocou a descoberto vestígios do que poderá ser um complexo de exploração de sal que em tempos terá existido na Praia Nova de Vila Chã, em Vila do Conde. A Câmara adianta que em causa estão  “duas estruturas de evaporação, ou seja, dois pequenos tanques onde o sal cristalizava, de fundo plano, em argila, delimitados por pedras fincadas no chão e rebocadas pelo interior para impedir que a água escapasse”. Mais : “Cada um dos tanques tem numa das suas extremidades uma pia, construída com ajuda de pedras, que era usada para acumular a água e sujidade produzida durante o processo de limpeza. Os talhos eram circundados por pequenos carreiros por onde os salineiros se deslocavam entre compartimentos”.

Lembra a informação municipal enviada à Rádio Onda Viva que os referidos vestígios  “já tinham sido avistados por um munícipe em 2020 que já na altura alertou o Gabinete Municipal de Arqueologia. Contudo, só agora, é que o mar permitiu que os mesmos pudessem ser estudados, contando com o precioso contributo de Bruno Costa, morador de Vila Chã, que sinalizou o local”.

“Os trabalhos realizados ainda não permitem datar as salinas através de métodos fiáveis”, mas poderão ser do período da romanização.

Perante isto a Câmara faz um apelo: “Os vestígios encontrados na Praia Nova de Vila Chã são muito frágeis e, por isso, a ajuda de todos na preservação deste património arqueológico é muito importante, evitando remexer naquele local”

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login