Rádio Onda Viva

Emissão Online

Artefactos com mais de 250 mil anos encontrados em Esposende

Foram encontrados artefactos arqueológicos em Esposende que, segundo refere uma informação municipal,  permitem extrapolar que no concelho existiram grupos humanos que antecederam a chegada do “Homem Moderno” à Europa.

Na semana passada decorreram sondagens arqueológicas promovidas na jazida paleolítica do Canal Intercetor de Esposende, descoberta ocasionalmente em março de 2021, pelo Professor Doutor Sérgio Monteiro Rodrigues, docente de Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

No talude desse canal foi encontrado um machado de mão em quartzito e artefactos líticos talhados que podem ser do  Paleolítico Inferior, numa cronologia aproximada entre os 250 mil a  300 mil anos. O espólio arqueológico exumado foi acondicionado e inventariado, sendo futuramente depositado no Serviço de Património Cultural da Autarquia.

Os trabalhos arqueológicos, codirigidos por Sérgio Monteiro Rodrigues e por Pedro Xavier (Arqueólogo e doutorando da Universidade do Minho), com a participação de estudantes de mestrado de Arqueologia da FLUP, contaram igualmente com a colaboração de Alberto Gomes (Geografia/Geomorfologia – FLUP) e de Ana Paula Almeida (Serviço de Património Cultural – Câmara Municipal de Esposende), para além do apoio logístico, técnico e de equipamentos municipais.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login