Rádio Onda Viva

Emissão Online

Derrocada na marginal que teve obras no verão. Bloco de Esquerda questiona ministro

Os deputados do Bloco de Esquerda (BE) questionaram, através da Assembleia da República, o ministro do Ambiente e da Ação Climática se tem conhecimento de mais uma derrocada ocorrida na marginal de Aguçadoura (rua da Marginal do Fieiro) e qual é “a explicação” para o sucedido “após mês e meio da conclusão das obras” realizadas naquele preciso local do concelho da Póvoa de Varzim.

A empreitada foi “da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente”(APA) e, face ao sucedido, o grupo parlamento do Bloco quer conhecer os estudos que justificaram a empreitada, os efeitos e impactos que estavam previstos” e, por outro lado, deseja saber se o  “governo [vai]vai realizar novas obras de recuperação da marginal e qual [será]o prazo”

O Bloco de Esquerda aproveita para recordar que no mesmo sítio já ocorreram derrocadas em 2008 e 2015 e, mais recentemente, em em março de 2022 tendo a obra orçado sido adjudicada por mais de 60 mil euros. O partido lembra que o vice-presidente da APA afirmou, na ocasião, à comunicação social que tinha sido executada “ uma obra quase de conservação e manutenção de uma obra que fizemos em 2015 que resistiu muito bem”. E complementou na altura Pimenta Machado: “Estamos confiantes que dará uma resposta muito positiva e eficaz para, de uma vez por todas, a marginal ficar consolidada e protegida da ação do mar”. A obra terminou em Agosto e agora já apresenta um buraco.

”Para o Bloco, na orla costeira, as medidas de adaptação aos efeitos da crise climática devem ser delineadas com o intuito de proteger e recuperar os sistemas que melhor salvaguardam as populações costeiras do avanço do mar. Não é suficiente a garantia de que as grandes obras de engenharia, com grandes custos sociais e económicos, irão resolver os problemas que a população da Vila de Aguçadoura enfrenta. Urge uma intervenção imediata que resolva a questão dos aluimentos na marginal, mas também é necessária uma outra abordagem sistémica ao modelo de economia que permita mitigar os impactos da subida do mar; refere um esclarecimento do BE.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login