Rádio Onda Viva

Emissão Online

Há um mar a unir ainda mais A Guarda à Póvoa de Varzim

Os laços entre os concelhos da Póvoa de Varzim e A Guarda (Espanha) saíram reforçados no fim de semana com a reafirmação do acordo de geminação entre as cidades-irmãs que tinha sido assinado por cá por alturas da festa de São Pedro. Agora, a propósito das festas de Santa Tecla e a convite do autarca de A Guarda, Antonio Lomba Baz, foi a vez dos elementos do executivo poveiro irem até à vizinha Galiza.

O edil Aires Pereira reiterou que esta era uma parceria existente desde 1991 e que se oficializou de forma “natural entre dois povos que partilham uma ligação histórica muito forte de sobrevivência, de luta contra os elementos e de resiliência na afirmação da identidade local”, sendo as siglas poveiras e as marcas de A Guarda – cuja comparação é inevitável – um dos exemplos disso mesmo”. O presidente poveiro recordou Manuel Lopes e a viagem inaugural da Lancha Poveira do Alto “Fé em Deus” até A Guarda, uma viagem que agora se repetiu, com a uma dezenas de tripulantes sob o comando o mestre Nia Preu a juntarem-se à lancha volanteira “Piueiro”.

A cidade galega vem agora juntar-se às três localidades europeias com quem a Póvoa de Varzim mantém relações de geminação: Montgeron (França), Eschborn (Alemanha) e Zabbar (Malta).

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login