Rádio Onda Viva

.

Emissão Online

Rates reforça ligação à Federação de Sítios Cluniacenses

O executivo municipal aprovou a adesão da Póvoa de Varzim à Federação Europeia de Sítios Cluniacenses. Isto porque foi em São Pedro de Rates que existiu o primeiro mosteiro cluniacense masculino em território português. A entidade integra vários municípios de diferentes países da Europa e tem por objetivo fazer um recenseamento dos sítios cluniacenses e criar uma rede entre eles, para valorizar a memória, a história e o património cluniacense e intervir no quadro do turismo cultural e do desenvolvimento cultural sustentável.

A secular ligação poveira à Ordem de Cluny sairá reforçada com esta decisão que foi justificada pelo edil Aires Pereira como uma forma de fomentar e dinamizar a história da vila de Rates. Este assunto reuniu o consenso na reunião realizada ao final da tarde de ontem, tendo o porta-voz da vereação socialista, João Trocado, realçado a possibilidade de o monumento nacional vir a ser considerado património mundial.

O tema vai agora ser levado à Assembleia Municipal, mas já é certo que a Póvoa de varzim, através de São Pedro de Rates, vai reforçar a posição na rede de sítios cluniacenses da Europa, oficialmente designada como “Grande itinerário cultural europeu”.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login