Rádio Onda Viva

Emissão Online

Jovens vilacondenses vão receber cheques 'Educação' e 'Creche'

A Câmara Municipal de Vila do Conde anunciou esta manhã que vai avançar com a atribuição do cheque-creche e do cheque-educação. A medida vai entrar em vigor logo no início do ano letivo 2022-2023 e representará, segundo a autarquia, “a disponibilização para as famílias vilacondenses de uma verba de, aproximadamente, um milhão e duzentos mil euros”. Este era um dos compromissos assumidos pelo presidente Vítor Costa e “contribui para ajudar a minorar as dificuldades com que as famílias se vêm progressivamente deparando”, independentemente da condição económico-social do agregado, visando ainda ajudar o comércio local.

O Cheque-Creche apoiará todas as crianças a residir e a frequentar creches ou amas no concelho vilacondense, que não beneficiem da medida de gratuidade prevista na Lei. Serão abrangidas cerca de 760 crianças que terão direito a 250 euros cada uma.

O Cheque-Educação apoiará os alunos que frequentem a escolaridade obrigatória em estabelecimentos de ensino público do município e todas as crianças que frequentem os Jardins de Infância (setor público, solidário ou privado) e residam em Vila do Conde. O universo estimado é de cerca de 10.050 alunos (2.050 em idade pré-escolar e 8.000 dos ensinos básico e secundário), sendo o valor a atribuir de 100 euros por aluno. O apoio visa a aquisição de material escolar/didático ou outros bens/produtos relacionados com a educação, tendo a aquisição de ser feita em livrarias/papelarias de Vila do Conde.

O acesso ao Cheque-Creche e ao Cheque-Educação será feito através de candidatura no site do Município de Vila do Conde, em formulário próprio a disponibilizar em breve, com o levantamento presencial do cheque-oferta a ser posteriormente feito nos serviços municipais. O assunto vai ser agora levado para aprovação na reunião do executivo a realizar esta quinta-feira. 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login