Moinhos recuperados alegram Navais, Aguçadoura e Estela
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em sexta-feira, 05 agosto 2022 10:42
- Escrito por: Ângelo Marques
É esta sexta-feira que em Navais se começa a celebrar o restauro dos moinhos os Junqueiras, um trabalho de recuperação dos edifícios realizado, nos últimos três anos, por José Francisco Junqueira depois de os imóveis terem enfrentado um período de deterioração.
A Junta de Freguesia da União Aguçadoura e Navais preparou para os próximos três dias diversas iniciativas para assinalar a reabertura dos espaços.
E nesta sexta-feira vai ser inaugurada uma exposição sobre D. Daniel Junqueira que tem laços familiares aos proprietários – foi o seu tio José Gomes Junqueira que, em 1906, adquiriu os moios de areia para edificação dos moinhos de vento, em Navais – e que foi o primeiro Bispo de Nova Lisboa(atual Huambo) em Angola. O clérigo nasceu na freguesia da Estela em 1894 e é lá, na sede da junta estelense, que às 21 horas é inaugurada a mostra com sete painéis.
Já agora conto-lhe que amanhã, sábado, à noite decorre uma tertúlia na sede da junta, em Aguçadoura, sobre as vivências e memórias dos moinhos. E no domingo, a tarde tem quatro iniciativas: às três da tarde grupos de Navais , Estela e Aguçadoura fazem um cortejo etnográfico, com animais, trajes e música, até aos moinhos onde às quatro da tarde são inaugurados e benzidos os espaços recuperados.
Às cinco da tarde, o Grupo Cultural e Recreativo Aguçadourense promove a exibição do trabalho “1933 ou a revolta da morena” cumprindo assim a tradição de estrear nesta altura uma peça
Toda a festa fechará às seis da tarde, desse domingo, com um arraial popular animado pelo grupo Musivida
by WebFarol