Rádio Onda Viva

Emissão Online

Póvoa vai ter mais um equipamento cultural. E numa freguesia

A Câmara da Póvoa de Varzim vai financiar, com 600 mil euros, as obras de ampliação e reabilitação de um edifício onde a Fábrica da Igreja de S. Pedro de Rates pretende instalar a Escola de Música e o Museu de Arte (imagens virtuais). As duas entidades, o município e a paróquia,vão cooperar tendo em conta os termos de um protocolo aprovado na última reunião do executivo camarário que permitirá avançar já para o concurso de adjudicação dos trabalhos que, prevê Aires Pereira, presidente da autarquia, devem durar um ano e meio (confira no noticiário).

A obra vai ser executada de acordo com um projeto do arquiteto Maia Gomes (responsável por várias intervenções em imóveis do centro histórico de Vila do Conde), por escolha da paróquia. A Escola de Música e o Museu de Arte Sacra são infraestruturas culturais que encaixam bem na política de harmonização concelhia pela qual que o executivo diz pugnar (idem).

O novo equipamento vai surgir num edifício na Praça dos Forais em S. Pedro de Rates (na fotografia), onde em tempos esteve a residência paroquial. A obra vai procurar homenagear o “padre Arnaldo Moreira, que antecedeu ao Padre Manuel Sá Ribeiro como pároco de Rates, exímio músico e possuidor de um acervo mobiliário de valor reconhecido, e do professor Levi Guerra, cujo legado de obras de arte estará disponível para exposição no futuro museu”, refere uma recente informação camarária.

E acrescenta:  “A escola de música estará localizada no rés-do-chão, de modo a permitir a criação de condições de isolamento e condicionamento acústico para as salas de instrumento, e o espaço museológico no primeiro andar, tirando partido do uso das suas partes interiores originais”.

E finaliza assim a descrição: “No atual logradouro do edifício será criado um espaço de auditório e, mesmo ao lado, a escada de acesso ao primeiro andar vai assumir-se como objeto escultórico, carregado de sentido enquanto elemento característico dos pequenos solares em área rural”

Pelo local onde se situa, junto à Igreja Românica da vila (Monumento Nacional), a obra terá acompanhamento da Direcção de Cultura e do arqueólogo municipal.  

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login