Rádio Onda Viva

Emissão Online

Grande problema em Esposende mais perto de ser resolvido

Está mais perto de ser realidade uma solução para a barra da Esposende no sentido de garantir condições de navegabilidade do canal. Esta é a principal conclusão apontada pela autarquia após uma reunião entre Benjamim Pereira, o Secretário de Estado do Mar e o da Conservação da Natureza e Florestas, além de representantes de entidades relacionadas com a matéria.

Foi analisado um estudo do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos, com a colaboração da Universidade do Minho, que apresentou uma proposta do que deve ser feito. Em concreto, para alcançar os objetivos de reconstrução da restinga e reduzir o esforço de dragagem que afeta o canal de navegação do rio Cávado, é sugerida a construção de um dique longitudinal, na margem esquerda do rio, paralelo à restinga, que permite a fixação dos sedimentos. Já do lado do mar, a proposta avança com a construção de dois quebra-mar que facilitarão a acumulação de areia e a renaturalização da restinga.

O presidente da Câmara de Esposende fica à espera que esta solução consensual seja oficialmente validada e destacou a decisão de encetar as diligências necessárias com vista à execução, para já, da primeira fase do projeto apresentado pelo Município. 

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login