Morte do padre Torres foi há 3 anos. Hoje há cerimónia religiosa
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em quarta-feira, 27 julho 2022 06:51
- Escrito por: Ângelo Marques
27 de julho, há exatamente três anos morria na Póvoa de Varzim o padre poveiro António Brandão Martins Torres então prior da paróquia da Matriz onde o sacerdote não é esquecido e logo, pelas sete da tarde, será o motivo para a celebração de uma Eucaristia na igreja que foi o seu local de trabalho e de oração, durante décadas.
O padre Torres, como era conhecido o prior, nasceu em Beiriz – onde foi sepultado – e foi ordenado padre em 1968. Passou pelas paróquias de Monserrate e de Afife (ambas em 1970), em Viana do Castelo e pela de S.João Batista (1980), em Vila do Conde onde foi capelão da Ordem Terceira de S. Francisco.
Já na sua Póvoa natal, em 1982 assumiu a paróquia da Matriz (a de Nossa Senhora da Conceição) e foi capelão da Santa Casa da Misericórdia (início em 1994) e da Basílica do Sagrado Coração de Jesus (2017).Foi também professor na Escola Secundária Eça Queirós.
Em 2007 recebeu a Medalha de Reconhecimento do município poveiro e recentemente o seu nome, António Torres, foi dado a um arruamento criado a norte da Igreja Matriz.
O sacerdote foi ainda um dos fundadores do Centro Social e Monsenhor Pires Quesado e mobilizou a paróquia para a compra do edifício do antigo colégio do Sagrado Coração de Jesus onde funcionam já diversos serviços de apoio à comunidade.
by WebFarol