Rádio Onda Viva

Emissão Online

E tudo o calor levou. Cancelado um dos principais eventos do Verão

As condições climatéricas severas e a consequente “Situação de Contingência” decretada pelo Governo fez mais uma baixa num evento de animação e este estava a gerar expetativa depois da suspensão por causa da pandemia. Fica sem efeito Galaicofolia organizada pela Câmara Municipal de Esposende que iria decorrer de 21 a 24 de julho no monte de S. Lourenço, em Vila Chã, com música, recriações históricas e dezenas de pontos de animação.  

Um festival que teria de começar a ser montado a partir de hoje. Ora, ontem reuniu-se a Comissão Municipal de Proteção Civil e tendo em conta o estado das coisas, decidiu que não é possível arriscar e a opção da autarquia foi mesmo a de cancelar tudo.

Uma informação municipal refere que o presidente Benjamim Pereira (na foto de camisa branca ao lado de Júlio Melo, coordenador do Gabinete Municipal de Proteção Civil) lamenta “os transtornos causados por esta decisão, mas a segurança deverá ser sempre a nossa prioridade”. Diz a mesma fonte que o comandante do posto da GNR, Paulo Campos, assim como os representantes das corporações de bombeiros, manifestaram disponibilidade para “reforçar os efetivos”, mas a Galaicofolia podia condicionar ações de socorro ao espaço florestal que a envolve.

De qualquer forma, a Câmara decidiu desde já colocar no terreno uma equipa de vigilância móvel para reforçar o patrulhamento sobre as zonas florestais, ativar uma área de apoio logístico para as forças de socorro e disponibilizar máquinas de rasto.

Às juntas foi pedido que façam o levantamento de meios existentes como tratores e cisternas e que criem voluntários para apoio à fase de rescaldo dos incêndios.

Finalmente, o presidente da Câmara aproveitou para solicitar à GNR o reforço dos seus efetivos.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login