Rádio Onda Viva

Emissão Online

Obra inaugurada, outra apresentada, um alerta e uma homenagem

Está oficialmente inaugurado o complexo de armazéns de aprestos no molhe sul do porto de pesca da Póvoa de Varzim / Vila do Conde. Um projeto que teve grande apoio financeiro comunitário, num montante superior a 8 milhões de euros, com o objetivo de promover a pesca sustentável, eficiente, inovadora e competitiva. O evento contou com a presença da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, que reconheceu a grande importância desta empreitada e agradeceu o empenho que foi colocado para a concretização deste equipamento que veio dar apoio e melhorar as condições de trabalho em terra..

Na cerimónia em que também participou a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, um dos momentos altos foi o descerramento de uma placa evocativa ao mestre José Festas, o grande impulsionador da obra promovida pela Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar. Perante vários familiares próximos e amigos, o sucessor do fundador da entidade, João Moreira Leite, lembrou o legado deixado pelo primeiro presidente e agradeceu a quem colaborou para levar o barco a bom porto.

Durante o evento ficou a saber-se que a Câmara de Vila do Conde vai atribuir ao mestre Festas o nome de um arruamento na cidade vilacondense, revelação que mereceu o grande aplauso dos presentes. O presidente Vítor Costa também não enjeitou a oportunidade de revelar que agora segue-se um novo projeto de recuperação paisagística da superfície superior dos armazéns: o investimento rondará os 2 milhões de euros e terá várias valências que darão outra imagem à zona que fica ao lado da marginal atlântica, promovendo o equilíbrio entre as funções piscatórias, o desenvolvimento turístico e o usufruto pela população. O futuro espaço incluirá espaços verdes, parque infantil e diversos elementos decorativos como uma pérgula escultórica, um espaço de contemplação que irá simbolizar a afirmação da comunidade piscatória das Caxinas e Poça da Barca.

Aproveitando a presença de governantes na sessão, o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim deixou um alerta em nome da comunidade piscatória local. Aires Pereira pediu atenção às condições de segurança e de acesso dos barcos ao porto, lembrando o constante assoreamento que causa várias contrariedades. 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

   

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login