Rádio Onda Viva

Emissão Online

Já está inaugurada nova via na Póvoa de Varzim

Já está inaugurado e aberto ao trânsito o prolongamento para Norte da Avenida 25 de Abril, na Póvoa de Varzim, que custou mais de três milhões de euros (incluindo a aquisição de terrenos) e que permitirá aliviar o tráfego que circula na Estrada Nacional 13 entre a cidade e Aver-o-Mar.

Em declarações aos jornalistas no final da cerimónia de abertura da nova via, o presidente da Câmara referiu que ficará a faltar uma ligação com mais 400 metros, já em Aver-o-Mar, para fazer a conexão ao segmento da outrora variante à EN 13 (ligação a Navais). Esse segmento será, no entanto, dos mais caros porque a Agência Portuguesa do Ambiente, devido a uma linha de água lá existente, exige a criação de um tabuleiro que atirará o custo da empreitada para um valor a rondar um milhão de euros. Aires Pereira disse que em setembro será lançado concurso público para a concretização dessa conclusão (ouça no noticiário).

A obra hoje inaugurada inclui uma derivação para a zona do Estádio e Complexo Desportivo Municipais e parque contíguo. A estrada em paralelo que até há pouco tempo servia de acesso a essas estruturas desportivas e de lazer, passa a ser de uso exclusivo para bicicletas e peões.

Apesar de ter duas faixas de rodagem em cada sentido (a partir da rotunda – agora oval – da Avenida do Mar), o presidente da Câmara frisou que os condutores devem ter a noção que é uma artéria citadina no interior de um parque, alternativa à EN 13 e não à A28. Não é uma auto-estrada, vincou.

Aires Pereira salientou que a Câmara está já preparar candidaturas a fundos europeus para o financiamento de uma intervenção paisagística na área a poente da nova via (antigas pedreiras e zona envolvente) e a nascente onde o Varzim tem também terrenos para construir a sua academia. Daí que o edil tenha reiterado que o clube tem de avançar, rapidamente, com o seu projeto. 

No seu discurso perante dezenas de convidados e delegações das cidades geminadas com a Póvoa ou em vias disso, o autarca estimou que a Avenida 25 de Abril que agora liga Aver-o-Mar a Vila do Conde já implicou um investimento de dez milhões de euros e ainda não está totalmente realizada

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login