Rádio Onda Viva

Emissão Online

Tony Carreira vai cantar na ‘melhor festa do mundo’

Começou junho, um mês muito esperado para os poveiros. Depois de dois anos de limitações devido à pandemia, as Festas de São Pedro estão a chegar e o regresso será em pleno. O programa foi publicamente apresentado ontem à noite no Cine-Teatro Garrett e momento foi também aproveitado para estrear um documentário sobre a envolvência da atividade das seis rusgas dos bairros da cidade (Matriz, Belém, Sul, Mariadeira, Norte e Regufe) numa altura que os festejos chegam aos 60 anos de existência. Uma marca que é “um orgulho para todos”, salientou Luís Diamantino, que apresentou o São Pedro como a “melhor festa do mundo”, apelando à união e bairrismo nas celebrações.

O vice-presidente da Câmara destacou a abertura do programa, no dia 25 (sábado), no Diana-Bar (18h), com a inauguração de uma exposição retrospetiva sobre estas seis décadas, seguida da abertura da iluminação festiva nos bairros (22h). O São Pedrinho e a Pequenada chegam na manhã do dia 27, uma segunda-feira que terá também a inauguração dos tronos à noite. Além da sempre esperada noitada de 28 para 29, existe a expetativa de uma grande afluência de pessoas na segunda noitada, vivida “à moda antiga”, no dia 1 de julho, uma sexta-feira, com fogo de artificio em cada bairro.

O feriado municipal terá um grande ponto alto. Além da missa (11h) e da procissão (16h), o cantor Tony Carreira será o protagonista do grande concerto noturno (22h) em frente ao Casino. O destaque do dia 30, quinta-feira, será o espetáculo de Augusto Canário, às 22h no Passeio Alegre, antecedido (19h) da inauguração de uma exposição relacionada com A Guarda, cidade galega com a qual a Póvoa se vai geminar.

O sempre aguardado espetáculo das rusgas no Estádio do Varzim, com moldes ainda por definir, mas no qual os bairros mostram todo o esplendor, num ambiente de grandes emoções, mantém-se ao sábado, no dia 2, seguido do fogo de artifício piromusical no exterior e junto à praia. O fecho será feito com a Corrida de São Pedro no domingo de manhã, terminando com o cortejo luminoso (21h) das rusgas pela marginal que terá a participação excecional de todos os antigos componentes que queiram desfilar.

Em resumo, Luís Diamantino defende que “este é um cartaz de luxo numa semana sem momentos de descanso e de grande folia”. O autarca confirmou também que as festas para os jovens irão encerrar às 4h da madrugada nos locais onde habitualmente se concentram na noitada, havendo apenas autorização para prosseguir nos bairros até à luz do dia. Garantida estará a segurança de todos os participantes, prometeu Luís Diamantino.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login