Rádio Onda Viva

Emissão Online

Póvoa, V. Conde e Esposende: praias em listas de associações ambientalistas

A época balnear arranca hoje oficialmente, embora no Norte do País tal só está previsto para o próximo dia 10. E na véspera duas associações ambientalistas atribuíram qualificações às zonas balneares nacionais.

A Quercus, por exemplo, anunciou que concede a “Qualidade ouro” a 440 praias do país o que é um recorde na história da distinção que premeia os locais com qualidade de água excelente na últimas quatro épocas balneares, além de outro critérios químico mais específico. Uma  praia com “qualidade ouro” também não pode ter recebido no ano passado qualquer aviso a desaconselhar a prática balnear, proibição ou interdição temporária.

Na lista da Quercus estão, na Póvoa de Varzim, as praias de Codixeira, Estela-Barranha, Fragosa, Paimó, Quião, Zona Urbana Norte e as duas Sul.

Em Vila do Conde, são distinguidas de Árvore, Labruge, Vila Chã e as duas Frentes Urbanas- Norte e Sul.

Em Esposende, aparecem no catálogo as praias de Apúlia, Fão-Ofir, Ramalha, Rio de Moinhos e Suave Mar.

Mas também a associação Zero veio a terreiro anunciar a lista que costuma divulgar por esta altura.

E nesse caso, nenhuma praia da Póvoa de Varzim, uma de Vila do Conde - a de Vila Chã - e duas de Esposende (Fão – Ofir e Suave Mar) estão na lista das que merecem a qualificação “Zero poluição” porque nelas “não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas” à água do mar, “ao longo das três últimas épocas balneares”. Em termos locais, é  a mesma situação verificada no ano passado.

Em relação a todo o país, a Zero realça 58 praias com ausência de poluição – mais cinco do que no ano passado -  em 29 concelhos do país, a maioria no sul do país.Tendo em conta o critério aplicado, nas 643 zonas balneares do país, só  nove por cento é  que atingem esse nível de qualidade consecutiva há três temporadas.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login