Rádio Onda Viva

Emissão Online

Peregrinos voltaram a mostrar devoção à Senhora da Saúde

Milhares de pessoas voltaram a participar este domingo na Peregrinação Arciprestal à Nossa Senhora da Saúde sob o lema “Onde há amor, nascem gestos”. Depois de dois anos de interregno devido à pandemia da Covid-19, foi a 74ª vez que o ritual se realizou desde a Igreja Matriz da Póvoa de Varzim até ao Santuário em Laúndos. Recorde-se que esta peregrinação nasceu de uma sugestão apresentada por Maria da Paz Varzim ao Monsenhor Pires Quesado e teve início em 1946.

De manhã bem cedo começou a romaria desde o centro da cidade até ao Monte de São Félix, numa iniciativa organizada pela Confraria de Nossa Senhora da Saúde, Paróquia de São Miguel de Laundos, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Matriz) e Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, localidades de onde são oriundos muitos dos peregrinos. No percurso a pé ao longo de mais de 7 quilómetros pontificou o andor da devoção, que foi carregado em ombros por pescadores e envolvido por uma multidão que caminhou irmanada pela fé, rezando e cantando.

Lá chegados, muitos ficaram para a Eucaristia Campal, que este ano foi presidida por D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga, tendo também muitos aproveitado para apreciar o belo tapete de flores junto ao altar da Igreja que andou a ser preparado pela população local nos últimos dias. 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login