Rádio Onda Viva

Emissão Online

Vistoria detetou vários problemas graves no aterro de Paradela

Várias irregularidades foram detetadas na inspeção realizada no final de março ao aterro da Resulima em Paradela, freguesia de Barcelos que faz fronteira com Laundos e São Pedro de Rates. 

As populações dessas duas freguesias poveiras estão desde o início do ano a ser alvo de odores bastante desagradáveis devido ao mau funcionamento do equipamento que trata os resíduos de vários concelho minhotos.

Ora, segundo o relatório que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional enviou à Câmara da Póvoa de Varzim, a vistoria pedida pela autarquia resultou na deteção de várias inconformidades e deficiências de exploração.

A empresa terá agora 30 dias para apresentar medidas que resolvam os problemas denunciados pela população de Rates e Laundos e que foram agora confirmados, tendo depois 180 dias para colocar em prática esse plano de modo a obter uma licença de atividade que por agora ainda é provisória e para testes.

Conhecedor do que está em causa devido à experiência acumulada na Lipor, Aires Pereira não esconde a preocupação com o que foi detetado e promete que o município vai continuar atento a esta situação, até porque o projeto vai obrigar a melhorias bastante significativas, segundo apontou.

Do lado do Partido Socialista, o vereador João Trocado lembrou a importância de defender a saúde pública das população e colocou-se ao lado Câmara para agir no sentido de encerrar o aterro caso as medidas corretivas não resolvam o problema.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login