Vistoria detetou vários problemas graves no aterro de Paradela
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em quinta-feira, 26 maio 2022 15:05
- Escrito por: João Ricardo
Várias irregularidades foram detetadas na inspeção realizada no final de março ao aterro da Resulima em Paradela, freguesia de Barcelos que faz fronteira com Laundos e São Pedro de Rates.
As populações dessas duas freguesias poveiras estão desde o início do ano a ser alvo de odores bastante desagradáveis devido ao mau funcionamento do equipamento que trata os resíduos de vários concelho minhotos.
Ora, segundo o relatório que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional enviou à Câmara da Póvoa de Varzim, a vistoria pedida pela autarquia resultou na deteção de várias inconformidades e deficiências de exploração.
A empresa terá agora 30 dias para apresentar medidas que resolvam os problemas denunciados pela população de Rates e Laundos e que foram agora confirmados, tendo depois 180 dias para colocar em prática esse plano de modo a obter uma licença de atividade que por agora ainda é provisória e para testes.
Conhecedor do que está em causa devido à experiência acumulada na Lipor, Aires Pereira não esconde a preocupação com o que foi detetado e promete que o município vai continuar atento a esta situação, até porque o projeto vai obrigar a melhorias bastante significativas, segundo apontou.
Do lado do Partido Socialista, o vereador João Trocado lembrou a importância de defender a saúde pública das população e colocou-se ao lado Câmara para agir no sentido de encerrar o aterro caso as medidas corretivas não resolvam o problema.
As declarações podem ser ouvidas na edição local.
by WebFarol