Rádio Onda Viva

Emissão Online

Ministro do Ambiente visitou obras em Vila do Conde

Duas obras a serem projetadas, uma em curso e outra prestes a começar num um investimento global de cerca de cinco milhões de euros. Foi tudo isto que o ministro do Ambiente e da Ação Climática quis testemunhar em Vila do Conde, nesta sexta-feira, numa visita de trabalho em que se fez acompanhar por membros de diversos organismos que tutela e que, por exemplo, gerem verbas da União Europeia e planeiam as intervenções na costa.

Duarte Cordeiro homologou também um protocolo com a Câmara Municipal para a colaboração técnica num trabalho de defesa e consolidação da duna entre Mindelo e a Ribeira de Silvares que vai permitir desviar o passadiço para uma zona mais recuada e protegida, disse Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, sendo o investimento de 800 mil euros. Neste espaço geográfico situa-se a marginal de Árvore e ficou a indicação que até ao final deste mês começam os trabalhos de recuperação da parte destruída pelo mar, uma intervenção de proteção e reabilitação que neste caso representa um investimento de 1,8 milhões de euros.

Entretanto, as obras na Marginal Atlântica, a sul das Caxinas, que vão custar perto de 1 milhão de euros, é que já começaram e devem estar concluídas antes do prazo previsto, lá para o final deste ano, anseia Pimenta Machado. Também a precisar de trabalhos de recuperação na zona ribeirinha está o muro na Praça da República que confronta com o rio Ave e ministro foi ver o estado em que se encontra, tal como visitou os trabalhos que já arrancaram em frente à chamada ‘Quinta do engenheiro Carvalho’. São intervenções essenciais, considerou Duarte Cordeiro, que reforçou a importância do Ministério do Ambiente, as autarquias e todas as entidades competentes se manterem alinhadas com vista a atingir-se as metas ambientais e a aumentar a resiliência das zonas costeiras.

Recorde-se que estas obras na marginal deram muito que falar na pré-campanha eleitoral uma vez que o então candidato do PS, Vítor Costa, chamou os deputados socialistas para ver a degradação do enrocamento, o que gerou críticas da então presidente da Câmara, Elisa Ferraz. Ora, agora é Vitor Costa que ocupa a presidência do municipio e o autarca puxou essa lembrança para a cerimónia oficial de receção ao ministro, considerando-a decisiva. O edil aproveitou a presença do governante para lhe fazer chegar diversos anseios de Vila do Conde quanto às intervenções necessárias para defesa da costa e, retomando uma ideia também da campanha eleitoral, sublinhou que, agora sim, Vila do Conde é considerada pelo Governo.

Nesta cerimónia marcaram também presença a vice-presidente da Comissão de Coordenação do Desenvolvimento da Região Norte, Célia Ramos, a Administradora da POSEUR, Manuela Matos, o Presidente da Docapesca, Sérgio Faias, a Presidente da Assembleia Municipal, Ana Luísa Beirão, o Eurodeputado Manuel Pizarro, deputados da Assembleia da República, Forças de Segurança, Presidentes das Juntas e Uniões de Freguesias e dirigentes municipais.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login