Rádio Onda Viva

Emissão Online

‘Patrão Cego do Maio’ já está no porto da Póvoa de Varzim

Já está na Póvoa de Varzim a mais recente lancha salva-vidas colocada ao serviço do Instituto de Socorro a Náufragos. A embarcação chegou ao início da tarde e foi apresentada numa cerimónia realizada na Marina Norte, junto à Estação Salva-vidas, inserida na comemoração dos 130 anos do ISN. Este novo meio de socorro homenageia o maior herói poveiro, tendo sido batizado como ‘Patrão Cego do Maio’, reconhecendo a dedicação, coragem, abnegação e solidariedade de José Rodrigues Maio ao longo da vida.

No evento marcaram presença várias autoridades civis e militares, destacando-se o Almirante Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o Almirante Gouveia e Melo, Chefe do Estado-Maior da Armada, o presidente da Câmara, Aires Pereira, e o Secretário de Estado da Defesa, Marco Capitão Ferreira. A assistir estiveram também dezenas de populares. 

O barco agora entregue à Autoridade Marítima Nacional foi construído em Portugal, nos estaleiros do Arsenal do Alfeite, passando a operar a partir do porto poveiro em substituição da velhinha lancha ‘Joaquim Casaca’. O ‘Patrão Cego do Maio’ inclui uma mota de salvamento marítimo que garante uma maior facilidade de intervenção em situações mais difíceis como as intervenções junto às praias. O moderno barco tem quase 16 metros de comprimento e pode atingir uma velocidade máxima de 35 nós, o equivalente a 65 km/h, tendo uma autonomia de 150 milhas e uma lotação de 12 pessoas.

Refira-se que esta embarcação destinada ao salvamento marítimo era há muito tempo desejada na Póvoa de Varzim após ter sido prometida em 2017, aquando da celebração por cá do aniversário dos 700 anos da Marinha. Na altura foi o Almirante Silva Ribeiro quem o anunciou e agora regressou à cidade para cumprir a promessa, tendo destacado a importância deste novo meio para continuar a salvar vidas humanas, nomeadamente dos pescadores e de quem usa o mar como meio de trabalho e de lazer.

Além da bênção da lancha pelo Capelão Fernandes da Costa e do batismo na presença da madrinha Júlia Ribeiro, houve também a possibilidade de visitar e conhecer o interior deste novo meio do ISN. 

O programa incluiu ainda uma demonstração de salvamento marítimo e a imposição de condecorações a militares, além da entrega a título póstumo, à mulher do falecido mestre José Festas, de uma medalha de filantropia e humanidade reconhecendo o relevante papel desempenhado pelo fundador da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar. 

A ocasião foi também aproveitada para o edil Aires Pereira oferecer ao Almirante Gouveia e Melo uma camisola poveira personalizada em gesto de gratidão pela atenção que a Marinha desde sempre prestou à comunidade piscatória poveira e também pela missão pessoal bem-sucedida na liderança da campanha de vacinação contra o vírus que provoca a Covid-19. 

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login