Rádio Onda Viva

Emissão Online

Duplas vilacondenses rumam à Tunísia para Rally Raid

Duas equipas de Vila do Conde vão participar no Tunisie Challenge – Spring 2022, que vai decorrer de 11 a 16 de abril. O Rally Raid, um dos mais duros da modalidade, tem já mais de 150 equipas inscritas de duas dezenas de países. As duplas Filipe Maia/Luíz Santos e Rui Parente/Armando Santos partem esta quinta-feira, dia 7, de Vila do Conde com destino a Sousse, na Tunísia, de onde saem, depois, com destino a Djerba. A chegada à capital tunisina está prevista para o dia 15. Serão cerca de 1500 quilómetros, distribuídos por cinco etapas, numa prova ao estilo do Dakar Classic, que tenta replicar a experiência de fazer um Rally Dakar dos anos 70: um carro, dois pilotos, sem assistência. 

“Além de uma prova muito dura de automobilismo, é uma prova de superação. São cinco dias em que tens que fazer uma gestão, não só da mecânica e dos pontos, mas também das emoções e do cansaço. Não basta andar rápido”, afirma Filipe Maia, que, só no último ano, fez já oito rallys de regularidade histórica. Levar longe o nome da cidade de Vila do Conde é, acima de tudo, “um orgulho”.

Filipe Maia e Luíz Santos vão alinhar num Volvo 340 DL de 1989, na categoria Adventure C 2 - 4 x 2. Rui Parente e Armando Santos participam num Nissan Pathfinder de 2015, na categoria Raid, - 4 x 4. Filipe Maia e Rui Parente fizeram o Marroc Challenge em 2017. Em 2020, deveriam ter repetido a experiência, mas a pandemia acabou por ditar o adiamento da prova. Este ano, com a ligação marítima ainda suspensa entre Espanha e Marrocos, a prova foi transferida para a Tunísia. As duas equipas vão competir com o apoio da Associação de Desporto Automóvel de Vila do Conde.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login