Rádio Onda Viva

Emissão Online

Aterro alvo de inspeção para detetar incumprimentos

As queixas dos moradores de Rates e Laundos relativamente aos odores provenientes do aterro vizinho de Paradela (Barcelos) levaram ao agendamento de uma inspeção urgente por parte das autoridades ambientais para verificar eventuais incumprimentos. Após contacto da Câmara da Póvoa de Varzim com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Aires Pereira revelou que foi acertada a realização dessa fiscalização com a participação de várias entidades: Agência Portuguesa da Ambiente, Inspeção-Geral da Administração do Território e Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente.

O autarca referiu também que a Resulima já iniciou um conjunto de “medidas mitigadoras” e procedimentos que visam minimizar os impactos da atividade do aterro, nomeadamente a “instalação de um sistema de aromatizadores e neutralizadores dos cheiros”, “o aumento do tempo de permanência da matéria orgânica nos túneis” e “a cobertura diária e mais célere dos resíduos depositados em aterro”.

Entretanto, as duas juntas de freguesia estão “a promover a recolha de assinaturas e a sinalizar testemunhas para precaver um futuro processo judicial”, salientou Aires Pereira, que preferia evitar que o caso chegasse a tribunal e espera que a empresa comece a operar de acordo com o que foi licenciado.

Aires Pereira vai aguardar mais algum tempo e analisar as conclusões do relatório da inspeção prometida, mas exige que a Resulima “tenha noção dos incómodos que está a causar” e assegura que “não o irá tolerar muito mais”.

O caso também preocupa o Partido Socialista da Póvoa de Varzim, cujo líder foi no passado fim de semana ao local falar com os habitantes afetados. João Trocado está “solidário com a população” e manifestou disponibilidade para colaborar com o município na resolução do problema, inclusive apoiando uma tomada de posição “mais dura” se vier a ser necessário. 

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login