Iniciativas pascais de novo com procissões, concertos, missas...
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em sexta-feira, 01 abril 2022 09:38
- Escrito por: Ângelo Marques
Já lhe contámos que está finalizado o programa da Semana Santa na Póvoa de Varzim, pois agora é hora de conferirmos o que está previsto em Esposende onde as solenidades são organizadas pela Confraria do Santíssimo Sacramento, Santa Casa da Misericórdia, Município e Associação Comercial e Industrial.
E é já este sábado que se começa a desenvolver o programa com a “decoração das montras do comércio tradicional” e entre estas particularmente, diz uma informação da autarquia, “as pastelarias que apresentarão as especialidades locais de doçaria associada à quadra festiva”.
A grande novidade, no entanto, acaba por ser o regresso à rua das manifestações religiosas, após dois anos de ausência devido à pandemia de COVID 19. Neste aspecto destaque para “Via Sacra Arciprestal” na sexta-feira dia 8, a procissão de velas tem a procissão de velas,no dia 13, e do Encontro no dia seguinte, quinta-feira. A sexta-feira Santa terá a procissão do Enterro do Senhor , o sábado de aleluia a Vígilia Pascal e a Queima de Judas, e o Domingo de Páscoa as tradicionais visitais pascais,.
No campo cultural, no dia 8 às 21h30, a Igreja Matriz de Esposende acolhe o concerto “Mysterium Paschale”, pela Orquestra da Costa Atlântica, com direção musical de Luís Miguel Clemente. Há música também no dia seguinte, 9 de abril, mas na Igreja Matriz de Apúlia e aqui merece realce o facto de no concerto, intitulado “Pater Noster”, estar prevista a estreia de uma obra encomendada pela Câmara Municipal ao compositor Pedro Santos.Vão participar o Coro de Pequenos Cantores de Esposende e o Coro Ars Vocalis, com textos que integram a coleção de poesia mística “Cântico de Amor”, de Frei Bernardo de Vasconcelos. A direção musical estará a cargo de Helena Venda Lima.
Na terça-feira, dia 12, nas instalações da Santa Casa haverá uma conversa sobre “A Paixão de Cristo na expressão das artes”. Vão participar o compositor Eugénio Amorim, a historiadora de arte Ana Cristina Sousa e o Cónego Hermenegildo Faria, Vigário Episcopal para a Liturgia da Arquidiocese de Braga.Na quarta-feira Santa à noite (21h30) será levado a efeito “um concerto espiritual pela paz, pelo Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende, com direção musical de António Ribeiro”.
Há ainda no programa diversos outros momentos – e refira-se que as celebrações litúrgicas são solenizadas pelo Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende - , mas o rito Pascale finaliza, no 18 de abril, segunda-feira às 10h45, com a Via Lucis, com "Procissão da recolha das Imagens".
by WebFarol