Rádio Onda Viva

Emissão Online

Grupo de curiosos ficou a conhecer melhor a Igreja da Misericórdia

A Filantrópica deu continuidade à rubrica "Igrejas da Póvoa - testemunhos de uma religiosidade" com uma visita orientada, no domingo, à Igreja da Misericórdia.

O edifício de gosto neoclássico, aberto ao culto em 1914, foi dado a conhecer pelo Professor Fernando Souto que contextualizou o surgimento da Misericórdia na Póvoa e a evolução dos vários edifícios tutelados pela instituição. Os participantes ficaram a saber a história da atual igreja e a intervenção do arquiteto Adães Bermudes, assim como o percurso do templo anterior, construído no século XVII mas já inexistente, que serviu de igreja matriz.

A Cooperativa de Cultura Especial realça o destaque que foi atribuído às esculturas que se encontram nos retábulos, algumas saídas das mãos do escultor José Ferreira Thedim, e à tela do retábulo-mor, da autoria do pintor italiano Silvestro Silvestri. Houve ainda oportunidade de visitar as dependências anexas, onde estão expostas pinturas e fotografias dos benfeitores da Santa Casa. O grupo também passou pelo Museu da Misericórdia, observado o riquíssimo e variado espólio, composto por cerâmicas, paramentaria, pinturas e objetos litúrgicos.

Na próxima quarta-feira, ao final da tarde (18h30), na sede da instituição, prossegue a iniciativa "Musicando", com a participação de Paulo Veiga, que abordará o tema "trompete" (a entrada é livre).

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login