Vila do Conde quer ser Capital Europeia da Juventude
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em sábado, 26 março 2022 07:45
- Escrito por: João Ricardo
Este sábado fica marcado pela celebração do Dia de Vila do Conde. Há 1069 anos, precisamente neste dia 26 de março, surgiu a primeira referência escrita conhecida a Vila do Conde - Villa de Comite. O ponto alto do programa é a apresentação da candidatura a Capital Europeia da Juventude 2026 numa sessão pública no Centro Municipal de Juventude.
Com esta candidatura a autarquia pretende dar um importante passo na busca de reconhecimento da cidade e na promoção da mesma, designadamente ao nível do turismo. A comissária da iniciativa será Ana Catarina Monteiro, a nadadora olímpica que representa o Fluvial Vilacondense, revelou o presidente da Câmara. A Capital Europeia da Juventude é um título atribuído anualmente a uma cidade pelo Fórum Europeu da Juventude e tem como objetivo o desenvolvimento de iniciativas de âmbito cultural, social, político e económico destinadas aos jovens. Vítor Costa diz que avança para este desafio por acreditar na força do associativismo local.
Roterdão foi a primeira Capital Europeia da Juventude em 2009. Braga, em 2012, e Cascais, em 2018, foram as duas cidades portuguesas já distinguidas com este galardão. Para marcar o arranque deste importante processo para Vila do Conde e para os jovens locais, segue-se um concerto da banda Sensible Soccers no Campo de Jogos da Escola Secundária José Régio, a partir das 17h, com entrada livre.
Ao longo do dia, a Loja Interativa de Turismo oferece aos visitantes um Porto de Honra com degustação de doçaria conventual e pão doce tradicional. Também durante este dia a entrada é livre nos núcleos museológicos da cidade.
As declarações podem ser ouvidas na edição local.
by WebFarol