Rádio Onda Viva

Emissão Online

Vila do Conde quer ser Capital Europeia da Juventude

Este sábado fica marcado pela celebração do Dia de Vila do Conde. Há 1069 anos, precisamente neste dia 26 de março, surgiu a primeira referência escrita conhecida a Vila do Conde - Villa de Comite. O ponto alto do programa é a apresentação da candidatura a Capital Europeia da Juventude 2026 numa sessão pública no Centro Municipal de Juventude.

Com esta candidatura a autarquia pretende dar um importante passo na busca de reconhecimento da cidade e na promoção da mesma, designadamente ao nível do turismo. A comissária da iniciativa será Ana Catarina Monteiro, a nadadora olímpica que representa o Fluvial Vilacondense, revelou o presidente da Câmara. A Capital Europeia da Juventude é um título atribuído anualmente a uma cidade pelo Fórum Europeu da Juventude e tem como objetivo o desenvolvimento de iniciativas de âmbito cultural, social, político e económico destinadas aos jovens. Vítor Costa diz que avança para este desafio por acreditar na força do associativismo local.

Roterdão foi a primeira Capital Europeia da Juventude em 2009. Braga, em 2012, e Cascais, em 2018, foram as duas cidades portuguesas já distinguidas com este galardão. Para marcar o arranque deste importante processo para Vila do Conde e para os jovens locais, segue-se um concerto da banda Sensible Soccers no Campo de Jogos da Escola Secundária José Régio, a partir das 17h, com entrada livre.

Ao longo do dia, a Loja Interativa de Turismo oferece aos visitantes um Porto de Honra com degustação de doçaria conventual e pão doce tradicional. Também durante este dia a entrada é livre nos núcleos museológicos da cidade.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login