Rádio Onda Viva

Emissão Online

Poveira na organização nacional dos 50 anos do 25 de Abril

A poveira Sofia Branco foi nomeada adjunta da “Estrutura de Missão para as Comemorações dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974”. A escolha do Comissário Executivo, Pedro Adão e Silva (futuro ministro da Cultura) está justificada no Diário da República de ontem e  recorda que, nascida na Póvoa em 1977, Sofia Branco licenciou-se em Jornalismo em Coimbra e é mestre em Direitos Humanos e Democratização.

Profissionalmente começou no jornal Público e atualmente pertence aos quadros da Agência Lusa. Entre 2015 e 2021 presidiu ao Sindicato de Jornalistas onde liderou o Conselho Deontológico, um cargo que entretanto deixou (considerou incompatível com a profissão e suspendeu também a carteira) tendo ascendido o vice-presidente Joãol Paulo Meneses e Marco Borga entrado para o lugar de Sofia Branco. É também professora convidada no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e formadora no Cenjor - Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas

 Sofia Branco recebeu a Medalha de Ouro da Assembleia da República (2005) e o prémio Natali Europe (2003), da Comissão Europeia e da Federação Internacional de Jornalistas e é autora dos livros Cicatrizes de Mulher (Público, 2006) e As Mulheres e a Guerra Colonial (A Esfera dos Livros, 2015), é presidente da Associação Literacia Para os Media e Jornalismo (2020) e membro do conselho de administração da Unicef Portugal (2021).

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login