Rádio Onda Viva

Emissão Online

Edil lança alerta e apelo relativamente aos refugiados ucranianos

A cada dia que passam chegam à Póvoa de Varzim e à região envolvente mais ucranianos fugidos da guerra naquele país de leste na sequência da invasão russa. Sendo certo que a autarquia já se disponibilizou para receber e ajudar quem procura acolhimento, como lhe demos conta na última edição, Aires Pereira lançou um alerta sobre a importância de haver uma ação concertada nesta matéria, até para não se perder o número de cidadãos que já cá chegaram ou estarão a caminho.

“Há pessoas a fazerem viagens constantemente às fronteiras com a Ucrânia para ir buscar famílias que precisam de ajuda, mas é preciso haver critério e organização. Cada um pode ir buscar quem quiser, desde que assegure essas condições. Há questões logísticas que é preciso acautelar junto das autoridades nacionais oficiais, criando condições de alojamento, de alimentação e de acesso a escolas. Temos de ser solidários, mas não é possível haver um vaivém que traz pessoas de forma indiscriminada e depois chegam cá à porta do município e dizem-nos para resolver o problema. É preciso haver responsabilidade para depois não se criar um problema complicado, nomeadamente junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Temos de saber as pessoas que vêm, para onde, como lhes vamos fazer chegar os bens necessários e como se vão organizar”.

O edil lançou também um apelo público aos poveiros: “Quem tiver disponibilidade e condições para acolher famílias ou ceder algum alojamento pode entrar em contacto com os serviços sociais da autarquia a sinalizar isso mesmo, ajudando-nos a resolver um problema que não será fácil. Nós temos espaços de acolhimento temporário, mas já começam a ficar lotados e são precários, não sendo adequados a uma situação que se irá prolongar. Temos de dar condições a quem chega de refazer a sua vida de forma minimamente digna”.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login