Rádio Onda Viva

Emissão Online

'Bem-vindos': V.Conde inicia programa de apoio aos ucranianos

A Câmara de Vila do Conde criou um grupo de trabalho para tratar do acolhimento e integração da comunidade ucraniana deslocada na sequência do conflito Rússia-Ucrânia. A coordenação será da Proteção Civil Municipal com o objetivo de desenvolver um programa de ação concertado, integrando o suporte das Juntas e Uniões de Freguesia, das entidades de proximidade e parceiras do Município, das empresas, assim como da sociedade civil.

Na recente entrevista à Onda Viva, no último fim de semana, o autarca Vítor Costa admitiu que espera a continuidade da onda solidária da população vilacondense, tal como sucedeu aquando do início da invasão. 

O Gabinete de Acolhimento e Integração à comunidade ucraniana deslocada em Vila do Conde ficou disponível esta segunda-feira. Fica localizado nos Paços do Concelho (9h - 12h30 e 14h - 17h) e dará resposta a questões de proteção temporária, saúde, emprego, educação e formação em português, entre outras. Mais informações pelo telefone 252 248 457 e e-mail ‘Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.’.

Em simultâneo, também abriu ao público um ponto de recolha de bens de primeira necessidade: alimentação (não perecíveis), vestuário, calçado, produtos de higiene e têxtil lar. Está localizado nas lojas 16 e 17 do Mercado Municipal de Vila do Conde nos seguintes horários: Segundas: 9h30 - 12h30, Quartas: 14h30 - 17h30 e Sábados: 9h30 - 12h30.

Para dar resposta à necessidade de alojamento de algumas pessoas da comunidade ucraniana deslocada, a Câmara está a criar, igualmente, uma bolsa de alojamento temporário e gratuito. Qualquer pessoa que possua um imóvel em boas condições de utilização e demonstre interesse em responder a esta necessidade, pode manifestar a disponibilidade através do email ‘Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Finalmente, a autarquia estabeleceu ainda uma parceria com a Associação Cultural “Vantagem Erudita”, formada por ucranianos e luso-ucranianos, disponibilizando uma sala no Parque João Paulo II para o desenvolvimento de atividades de âmbito sociocultural destinadas a crianças e famílias deslocadas ucranianas. Mais informações através dos contactos: Telemóvel: 920 557 332 ou 931 372 995 / E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

As declarações podem ser ouvidas na edição local.



OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login