Rádio Onda Viva

Emissão Online

Obras inauguradas e mais projetos anunciados

Estão inaugurada a requalificação da Biblioteca Municipal Manuel Boaventura que além da modernização dos equipamentos criou, segundo uma informação da autarquia de Esposende, “mais área útil de acesso público, com mais 110 metros quadrados, passando a dispor de 96 lugares sentados com mesas para consulta e trabalhos, bem como 20 lugares de leitura informal”.

Na centenária “Casa do Arco”, ficaram assim as divisões:

No rés- do – chão, além da receção, existem espaços para consulta e leitura de revistas e jornais, a hemeroteca com consulta da Biblioteca Digital do Cávado- AQUALIBRI. Ainda neste piso, os utilizadores têm ao dispor a sala de leitura geral, também com obras não traduzidas.

No 1.º piso, as salas destinadas ao serviço interno foram libertadas para os leitores que ganharam uma mediateca, com uma Smart TV para visionamento audiovisual e computadores de acesso à internet, uma zona de trabalhos de grupo e um espaço de jogos de tabuleiro para empréstimo ou utilização. A sala de leitura geral foi ampliada e é também neste andar que existem duas salas para os mais pequenos: uma destinada ao conto e atividades em grupo, e outra para a chamada primeira infância.

O Presidente da Câmara Municipal aproveitou para adiantar que custaram meio milhão de euros as obras de requalificação da biblioteca e de adaptação do espaço contíguo que vai receber o acervo do investigador/historiador esposendense Franquelim Neiva Soares Mas Benjamim Pereira disse mais. Numa perspectiva mais abrangente, o autarca afirmou que o novo arquivo municipal estará em breve a funcionar no edifício do antigo posto da GNR de Esposende, o Museu do Sargaço vai ficar instalado na antiga Escola Básica de Areia, em Apúlia, e o Museu do Junco, em Forjães. Além disso, a Câmara pensa criar uma galeria municipal uma Escola das Artes associada à Secundária Henrique Medina

RECOMENDADAS

Login