Rádio Onda Viva

Emissão Online

Violações em Esposende: agressor escapa à cadeia

Um homem foi condenado a cinco anos de prisão, mas com pena suspensa, por ter violado, em Esposende, uma jovem de 20 anos de idade com problemas do foro mental.

A notícia é dada pelo Correio da Manhã que refere que o Tribunal decretou ainda que o indivíduo, com 77 anos de idade, terá de pagar uma indemnização de 15 mil euros à vítima e submeter-se a um “plano de reinserção social que deverá ser direccionado, designadamente, para as questões relacionais, as questões relacionais, da sexualidade e da desviância sexual”

De acordo com os factos dados como provados pelo Tribunal, dois crimes de violação ocorreram entre abril e maio de 2018.

O septuágenário, de Braga, terá forçado a jovem a entrar no seu carro, e levado a vítima para um apartamento que possuía em Esposende e depois ameaçou fazer mal à mãe dela, caso contasse algo a alguém.   

O jornal refere que no acórdão, o Tribunal reconhece que o homem aproveitou-se da vulnerabilidade da jovem e "a sua atuação foi culposa, por censurável”, mas, por outro lado, regista que arguido tem um "adequado" contexto familiar e social e não possui antecedentes criminais.

O homem nunca mais teve contacto com a vítima, já decorreram três anos sobre os factos e "sem que haja notícia de que tenha empreendido comportamentos da mesma natureza".  O que "permite formular um juízo favorável no tocante à prevenção de futuros atos delinquentes", lê-se na citação que o Correio da Manhã faz da sentença.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login