Rádio Onda Viva

Emissão Online

Alerta sobre recolhas porta-a-porta, camiões a chegar e a partir

Uma das dinamizadoras do movimento “Apoio Ucrânia Póvoa de Varzim/ Vila do Conde”, que gere o armazém de recolhas situado em Amorim, avisa que não são feitos pedidos porta-a-porta. Utilizando a rede social Facebook, Oksana Maia refere que já chegou aos voluntários a informação de solicitações de bens e dinheiro na rua ou à porta de casas. Um esclarecimento que se impõe para evitar burlas. Um dado relevante que chega um dia depois de ter conseguido entrar na Ucrânia o primeiro camião que partiu da Póvoa com bens para os que mais precisam. Os produtos já foram separados e Oksana Maia refere que os artigos destinados a crianças serão entregues o mais rápido possível no hospital pediátrico bombardeado pelas tropas russas.

Oksana Maia pede também que não seja entregue mais roupa e têxteis, uma vez que ainda não há lugar para guardar. As roupas já oferecidas serão entregues aos refugiados que chegarem a Portugal. Objetos em vidro também não podem ser enviados já que correm o risco de partir pelo caminho. Nesta altura, água ou sumos também não são aconselhados porque, realça Oksana Maia, os militares não conseguem carregar tanto peso nas costas para entrega às pessoas necessitadas. Quanto ao leite, só em pó e pediátrico é que é preciso, por agora. O horário de funcionamento do armazém na zona Industrial de Amorim, na Rua do Rio Novo, nº749, fração C, é o seguinte: das 10h às 14h e das 15h às 20h durante a semana e no fim de semana o horário de almoço é das 13h às 14h. O próximo camião tentará sair da Póvoa de Varzim amanhã, terça-feira, se houver disponibilidade das empresas de transporte.

Trofa Solidária

A caminho da Ucrânia vai esta segunda-feira o camião carregado de donativos e pessoas e empresas da Trofa. São 22 toneladas de medicamentos, alimentos, produtos de higiene e outros bens essenciais que foram entregues do Centro de Recolha criado pela Câmara Municipal na sua unidade logística. Refere a autarquia que as ofertas dos trofenses “ serão entregues na Polónia, em locais já previamente identificados, com interlocutores devidamente definidos e sempre em articulação com o Consulado da Ucrânia no Porto”. O presidente da Câmara, Sérgio Humberto, diz que será o primeiro camião, “numa etapa importante da enorme onda de solidariedade que se criou na Trofa e que representa o espírito fraterno e solidário que tão bem caracteriza os Trofenses”.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login