Rádio Onda Viva

Emissão Online

Gripe das Aves detectada em Vila do Conde

Um foco de gripe das aves foi detectado em Vila do Conde, numa exploração caseira de galinhas e frangos o que elevou para 18 o número de situações no país que provocaram já o abate de quase 230 mil animais."No dia 3 de março, foi confirmado um novo foco de infeção por vírus da gripe aviária (GA) numa exploração de detenção caseira, na freguesia de Gião",  referiu em comunicado, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).O organismo estatal notifica as explorações com aves situadas a três quilómetros do foco e faz a vigilância num anel de 10 quilómetros.

Entretanto, a Junta de Gião está a convidar toda a população da freguesia e não só, para uma  sessão pública de esclarecimento que se irá realizar na próxima segunda-feira, dia 07 de março de 2022, pelas 21 horas no Salão do Edifício Sócio-Cultural de Gião. A sessão contará com a participação do Vereador da Câmara Municipal de Vila do Conde, Mário Reis, responsável pelo pelouro da Saúde e pela Médica dos Serviços Veterinários do Município,  Cláudia Terroso.

Segunbdo a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa a enfermidade nas aves é “uma infecção transmissível, causada pelo vírus da gripe (chamado vírus influenza)” e que, nos casos mais graves, pode causar a morte. O vírus da gripe infecta tanto aves selvagens (em particular aves aquáticas migradoras), como aves domésticas (patos, perus, galinhas).
“As aves são o maior reservatório natural do vírus da gripe. Pensa-se que todos os vírus da gripe que infectam mamíferos e humanos derivaram de vírus da gripe das aves. A infecção directa de um humano por uma ave doente com gripe é um acontecimento raro. Historicamente, tem sido mais frequente as aves infectarem primeiro os porcos e estes (depois do vírus sofrer uma recombinação dentro do porco) infectarem humanos. Nas últimas décadas, porém, também se registaram vários episódios de infecção directa de humanos por aves. Desde 1997, o subtipo H5N1 do vírus, foi o que esteve envolvido em mais casos confirmados de transmissão directa de aves para humanos. Estes episódios são perigosos, pois os humanos não têm defesas contra os vírus das aves. Se um vírus de aves adquirir capacidade para se transmitir entre humanos, pode-se desencadear uma pandemia “, refere a mesma fonte.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login