Rádio Onda Viva

Emissão Online

Cuidado com o mau tempo, diz Autoridade

Esta quinta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera coloca em “aviso amarelo” parte da costa portuguesa, incluindo a Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende, a partir das seis da tarde devido ao estado do mar. Estão previstas ondas de noroeste com uma altura com quatro ou cinco metros, mas segundo a Autoridade Marítima Nacional as vagas podem ter picos com oito metros de altura. E por isso faz estas recomendações:

-"Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;

- Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;

- Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras".

O aviso que se aplicará, por exemplo, nos distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga, começa às 6 da tarde e vai durar às 21 horas de sexta. E deve-se também à previsão de vento forte que pode chegar aos 75 quilómetros por hora e chuva e aguaceiros sobretudo até meio da manhã.

Já os distritos de Guarda e Castelo Branco têm o mesmo grau de advertência, mas neste caso é por causa da neve.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login