Rádio Onda Viva

Emissão Online

Presidente de Câmara fala com ucranianos

O presidente da Câmara de Esposende reuniu-se com uma delegação de ucranianos residentes do concelho. Benjamim Pereira e “manifestou a disponibilização de meios e bens, para os ucranianos que venham a procurar refúgio no município”. Isto depois “de ter sido aprovada, pela unanimidade dos membros da Assembleia Municipal, uma moção que condena o ataque russo”.

Segundo uma informação municipal, o autarca disse aos presentes que: “Se tiverem familiares que necessitem deslocar-se para Portugal, podem estar certos que estamos preparados para integrá-los, salvaguardando os aspetos sociais, de saúde ou de ensino”.

E disse mais Benjamim Pereira: “Temos em funcionamento um Gabinete de Apoio ao Emigrante que pode ajudar na resolução de aspetos burocráticos; acompanhamos a integração nas escolas; disponibilizamos apoio na área da saúde e do apoio psicológico; a Loja Social disponibiliza roupa, livros e bens de primeira necessidade; as IPSS do concelho e as Juntas de Freguesia também apoiam a inclusão e integração destas pessoas. Porém, podem ter a certeza que só entramos nas vossas vidas respeitando o vosso espaço e a vossa privacidade”,

Este abraço de Esposende tem sido constante. “Já em 1999 recebemos refugiados da guerra do Kosovo e, neste momento, continuamos a acolher refugiados sírios, do Sudão e do Iraque”, lembrou Benjamim Pereira.

O comunicado autárquico acrescenta que uma ucraniana Ruslana Yakubets agradeceu todo o apoio que o Município de Esposende tem dispensado e reportou a “ansiedade de quem não tem notícias dos familiares, porque estão a deslocar-se e a procurar refúgio”. Por exemplo, “casais e respetivos filhos menores que chegaram a Portugal há dois dias. “Como a situação estava a ficar muito grave, decidiram vir para junto de familiares. Agora vamos dar-lhes o apoio que necessitam, porque não podem voltar para a Ucrânia”, disse Veronika Zuyeva, também ela radicada em Esposende há alguns anos”.

A câmara municipal de Esposende também se disponibilizou para fazer chegar, às zonas de fronteira, bens de primeira necessidade para o povo ucraniano

VianaCar

RECOMENDADAS

Login