Festa das Cruzes: Sim ou não? A decisão está tomada
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em sábado, 19 fevereiro 2022 21:22
- Escrito por: Ângelo Marques
A Câmara Municipal de Barcelos anunciou este sábado que em 2022 e após dois anos de interregno a Festa das Cruzes voltará em 2022, a primeira “Romaria Minhota” a realizar-se nos moldes antes da pandemia. A decisão foi tomada após uma reunião da autarquia com a Autoridade de Saúde Pública e refere uma informação municipal: “Esta é uma excelente notícia, não apenas para os barcelenses, mas extensiva a todos os forasteiros que queiram visitar Barcelos e assim desfrutar de todo um vasto programa de festividades que será organizado para o efeito”. A”Batalha das Flores” será a um de maio e procissão no dia três.
Sobre a histórias das festas eis o seu historial: . A sua origem remonta ao século XVI e está associada a uma lenda (link), quando, no ano de 1504, o sapateiro João Pires regressado da missa observou na terra, em pleno Campo da Feira, uma cruz de cor preta. O que considerou ser «um sinal sagrado» depressa se transformou num acontecimento popular, que fez nascer a devoção ao “Senhor da Cruz”, materializada na construção do Templo do Bom Jesus da Cruz hoje epicentro da Festa das Cruzes. No século XIX, as festas tinham um cariz vincadamente religioso. Centenas de romeiros das freguesias rurais de Barcelos, de todo o país e da vizinha Galiza, cantavam e dançavam, alguns descalços com a “condessa” à cabeça, onde transportavam o farnel.
No século XX, a componente religiosa mesclou-se com elementos remanescentes de cariz profano visíveis nos carrosséis, barraquinhas de comes e bebes, nas corridas de cavalos, nos cortejos etnográficos, no fogo de artifício no rio Cávado, nos cantares ao desafio nas ruas da cidade.Hoje em dia, a Festa das Cruzes é um ponto de romagem de visitantes nacionais e internacionais. Barcelos ganha ainda mais vida com a romaria e os seus arcos, a feira, o artesanato, a procissão, os tapetes de pétalas de flores naturais, as atuações de folclore.
A tradicional batalha das flores, as bandas de música e os zés pereiras refletem o pulsar da cultura e das tradições barcelenses. A Batalha das Flores, os Arcos de Romaria, os Tapetes de Pétalas Naturais e a Procissão da Invenção da Santa Cruz são os pontos altos da Festa das Cruzes. Barcelos fica em festa, dia e noite, durante uma semana”, lê-se numa publicação municipal.
by WebFarol