Rádio Onda Viva

Emissão Online

Autoridade alerta população para mau tempo

Atenção muita atenção que a Autoridade Marítima Nacional lançou um aviso para o agravamento das condições do estado do mar a partir do princípio desta tarde de sexta-feira a até à madrugada de domingo. A previsão é da ondulação forte do quadrante Noroeste e que pode ter picos de dez metros de altura. As vagas também serão sucessivas em intervalos entre os 12 e os 14 segundos. Além do mais, são esperados ventos de Norte com intensidade média até 35 quilómetros por hora, podendo ocorrer rajadas até 75 km/h.

Por causa do mau tempo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)os distritos de Porto, Braga, Viana do Castelo e Aveiro -  só para citar os mais próximos - entram em "alerta amartelo" às três da tarde que vai passar amanhã para "laranja" – o segundo mais graves da escala – dado o risco “moderado e elevado” da situação meteorológica.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha aconselham "o reforço da a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas; Em terra são de evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda; Finalmente,  Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras".

Foto de arquivo

VianaCar

RECOMENDADAS

Login