Rádio Onda Viva

Emissão Online

Mau cheiro oriundo de aterro afeta moradores de Laundos e Rates

Moradores em Rates e Laundos estão cada vez mais desesperados com o mau cheiro oriundo do novo aterro sanitário instalado em Paradela. Foi nesta freguesia do concelho de Barcelos que a Resulima construiu um centro de tratamento de resíduos sólidos urbanos também provenientes dos concelhos de Esposende, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. Este aterro veio substituir o de Vila Fria e foi construído numa área próxima à antiga lixeira de Laundos.

Vários habitantes de casas situadas nas imediações do equipamento, a escassas centenas de metros, queixam-se do cheiro insuportável que passou a invadir as suas moradias e terrenos desde janeiro, provocando mal-estar, sobretudo ao final do dia. O desconforto e desespero com a perda de qualidade de vida é tal que muitos já pensam em mudar de habitação e já há até quem tenha colocada a atual à venda, revelou uma das moradores afetadas, Amélia Novais. As autoridades policiais e ambientais, os autarcas daquelas freguesias e a Câmara da Póvoa de Varzim já são conhecedoras das preocupações da população que foi apanhada de surpresa com este problema. 

A Resulima tem justificado que a unidade encontra-se ainda em fase de testes e que, por isso, é normal que o processo não esteja a funcionar na perfeição, mas realça que a atividade que desenvolve é regulada e certificada. No entanto, Amélia Novais não se conforma com  este problema que também afeta a produção agrícola e hortícola, pedindo que sejam feitos todos os procedimentos necessários para minimizar o impacto com a situação.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login