'Lealdades' retrata vida notável de jornalista poveiro
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em quinta-feira, 17 fevereiro 2022 15:35
- Escrito por: João Ricardo
Mais de uma centena de pessoas, entre familiares e amigos, fizeram questão de marcar presença no lançamento da fotobiografia de Luís Leal, o mais antigo jornalista poveiro em atividade e um conhecido apaixonado pelo Varzim, do qual é o sócio nº3.
O livro intitulado “Lealdades”, que afirmou ter sido um lema que o acompanhou toda a vida, tal como o trabalho, foi dado a conhecer numa cerimónia realizada ao final da tarde no Cine-Teatro Garrett. Trata-se de uma obra que contém imensos textos e imagens de Luís Leal, nascido há 88 anos, em 1934, que possui um notável percurso ligado ao jornalismo, ao associativismo e ao desporto na Póvoa de Varzim, tendo sido o impulsionador do Plano de Promoção do Atletismo e colaborador desportivo na Rádio Onda Viva durante muitos anos, entre outras atividades de relevo, sendo ainda hoje correspondente do jornal Record.
Por tudo isso já havia sido agraciado, no ano passado, pela Câmara Municipal, com a Medalha de Reconhecimento Poveiro, tendo os autarcas Aires Pereira e Luís Diamantino aproveitado o momento, mais uma vez, para elogiar o percurso do jornalista que se iniciou na atividade aos 14 anos, no extinto Comércio da Póvoa.
Agora, depois do jornalista Martins Morim apresentar a obra, que avançou no âmbito de uma coleção iniciada pela Tipografia Poveira e por Lopes de Castro, Luís Leal foi ao púlpito agradecer a quem contribuiu para poder viver um dia feliz e que o encheu de satisfação, tendo ainda deixado expresso o desejo de não parar tão cedo. A obra estará agora à venda por 25 euros para os interessados em conhecer mais profundamente a história de Luís Leal ...
As declarações podem ser ouvidas na edição local.
by WebFarol