Rádio Onda Viva

Emissão Online

Poucas pessoas andam de autocarro na Póvoa e em V.Conde

Apesar da forte dinâmica que une a Póvoa de Varzim e Vila do Conde, é reduzida a percentagem da população dos dois concelhos que utiliza os transportes públicos rodoviários: 12 por cento de poveiros, 13 por cento de vila-condenses. Esse é o principal dado do estudo de caracterização da mobilidade em cada concelho da Área Metropolitana do Porto e que foi elaborado para suporte do lançamento do concurso público de atribuição de linhas de autocarros. Vila do Conde e Póvoa de Varzim estão integrados no lote Norte Poente do concurso que, segundo o JN, foi ganho pela Auto Viação do Minho, que concorreu em consórcio com a Transdev (Minho Bus) e a Litoral Norte.

A Lusa, que teve acesso ao documento, refere que, na Póvoa de Varzim, das 36 mil viagens pendulares – deslocações de uma pessoa entre dois pontos geográficos, normalmente residência e trabalho ou escola –, 38 por cento têm como destino Vila do Conde, seguido do Porto com “quase 20 por cento do total das saídas". Já do concelho vila-condense registam-se 46 mil viagens diariamente, sendo 26 por cento destas para a vizinha Póvoa, logo seguida da cidade invicta, com 22 por cento como destino.

Em relação aos meios de locomoção, o transporte individual é o mais utilizado (64 por cento na Póvoa e 66 em Vila do Conde) e na Póvoa anda-se mais a pé (22 por cento) do que no concelho vizinho (16 por cento). Quanto às viagens realizadas em transporte coletivo, na Póvoa 52 por cento são dentro do próprio concelho e 44 por cento têm como destino outros concelhos da AMP. No circuito interno poveiro, a maior frequência, 20 por cento, regista-se em Laúndos, Terroso, Amorim, Balazar e Estela. No município mais a Norte, viagens internas em transporte coletivo são 60 por cento do total, sendo mais frequentes em Ferreiró, Outeiro Maior, Parada e Fornelo (30 por cento), ou seja o dobro do que acontece, por exemplo, em Mosteiró, Junqueira e na própria freguesia de Vila do Conde.

Depois de um impasse nos tribunais, o concurso está agora em condições de ser adjudicado, adianta a Lusa. A Póvoa terá 11 linhas e Vila do Conde terá 35, num sistema que será uniformizado em toda a AMP.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login