Rádio Onda Viva

Emissão Online

Barco da Galiza naufragou.Tinha 24 pescadores a bordo

Houve um naufrágio de um barco da Galiza, mas segundo o Jornal de Notícias que cita dados oficiais adiantados pelas autoridades espanholas não havia portugueses a bordo. Só cinco peruanos, três ganeses e dezasseis espanhóis. Tinha 50 metros de comprimento.

A embarcação de pesca denominada "Villa de Pitanxo", com sede em Marín (Pontevedra) era propriedade do armador galego Manuel Nores, e foi ao fundo perto da Terra Nova, costa do Canadá (na imagem da esquerda). Dois navios portugueses estavam nas imediações e estão a participar nas operações de salvamento. O  “Franca Morte” e o “Novo Virgem da Barca” resgataram dois corpos de um total de 10 já encontrados. Três pescadores foram salvos por um barco espanhol e receberam assistência médica.

O JN complementa que as operações de busca, estão a ser dificultadas pelo mau estado do mar, com ondas de quatro metros de altura e visibilidade de apenas cerca de 500 metros. O Departamento de Defesa do Canadá tem um helicóptero e um avião para auxiliar nos trabalhos de busca e resgate, mas até agora não foram encontrados restos do barco, temendo-se por isso tenha afundado na sua totalidade.

Este é já a mais trágico naufrágio na frota espanhola, sobretudo na Galiza, onde a Junta decretou já luto oficial. 

Atualização às 9h30: Salvamento Marítimo, entidade espanhola de resgate, fez este ponto da situação:"

"Continua a busca pela tripulação do pesqueiro Villa de Pitanxo naufragado a cerca de 450 km a ESE da Terra Nova. Tratava-se de um pesqueiro de 50 metros de comprimento com porto base em Marín (Pontevedra). Hoje estão na zona 1 avião, 2 helicópteros, 1 fragata, 1 navio de bandeira canadense, 1 pesqueiro espanhol e 2 pesqueiros portugueses. No total, 3 sobreviventes foram resgatados, os corpos de 10 pessoas e 11 desaparecidos. Coordenação do Centro de Coordenação de Halifax com a colaboração de Salvamento Marítimo"

"  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login