Rádio Onda Viva

Emissão Online

Caminho da Costa oficialmente certificado pelo Governo

Já foi publicada no Diário da República a portaria conjunta de dois ministérios – o da Cultura e o da Economia e Transição Digital - que certifica oficialmente o “Caminho Português de Santiago – Caminho da Costa”, que atravessa os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.

É um percurso com “138 quilómetros de extensão”, segundo o documento assinado pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e pela homóloga com a pasta do Património Cultural, Ângela Carvalho Ferreira. A certificação surge a pedido de uma entidade, Turismo e Norte de Portugal, que “visa reconhecer e preservar o património cultural e natural associado ao Caminho de Santiago e assegurar os serviços de apoio adequados aos peregrinos”.

“O pedido de certificação tem a concordância dos municípios atravessados e apresenta condições de segurança, transitabilidade, equipamentos de apoio e informação”, sustentam as governantes. “O reconhecimento do elevado valor patrimonial dos traçados históricos do Porto e de Viana do Castelo justifica-se pela autenticidade e integridade do itinerário, densidade do património edificado e beleza paisagística da envolvente”, acrescentam.

O traçado, adianta ainda o mesmo texto, “coincide parcialmente com a Via Veteris, referida nas Inquirições de 1258, que constituiu, durante séculos, a mais importante ligação entre o Porto e Vila do Conde”. Daí para Norte, “embora se comprove a existência de uma rede viária muito antiga ao longo da planície litoral, a utilização do itinerário pelos peregrinos só ganha projeção a partir do século XVIII”.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login