Rádio Onda Viva

Emissão Online

Esposende prepara total renovação do Mercado Municipal

O presidente da Câmara de Esposende visitou esta manhã as obras que estão a ser realizadas no Mercado Municipal. São trabalhos profundos que vão contemplar, por exemplo, a elevação do pé-direito do edifício, a abertura de uma entrada para a marginal e a requalificação do espaço interior e exterior (imagem virtual à esquerda). Benjamim Pereira diz que o edifício, como mais de quatro décadas, já exigia uma intervenção (a última foi em 2006), daí também a decisão de avançar-se para algumas alterações às condições de funcionamento. 

O objetivo é proporcionar melhores condições de conforto e segurança para os clientes que frequentam aquele espaço. O mesmo sucedendo com os comerciantes, que beneficiarão de espaços modernos de exposição dos produtos e de todas as condições de higiene, cumprindo as normas em vigor.

O investimento nesta empreitada ronda 1,63 milhões de euros (verba comparticipada em 85% no âmbito do NORTE 2020) e o prazo de execução é de 16 meses, mas vai haver uma tentativa de encurtar esse período em 90 dias, assegurou o edil. Refira-se ainda que todo o espaço público adjacente será também alvo de intervenção, no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Esposende.

Enquanto decorrerem as obras os comerciantes vão trabalhar no interior de uma tenda provisória montada no Largo do Mercado, cuja instalação custa cerca de 220 mil euros. Este espaço abre já no próximo sábado, confirmou Benjamim Pereira. Este Mercado Temporário está equipado com 10 bancas para venda de peixe, uma máquina de gelo e 16 bancas para venda de hortofrutícolas e fumeiros, assim como sanitários públicos, localizados no exterior, para uso da população em geral.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login