Rádio Onda Viva

Emissão Online

Câmara apoia Bombeiros, mas PS propõe ir mais além

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade a atribuição de um apoio de caráter extraordinário, no valor de 24 mil euros, ao Corpo de Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim. Esta ajuda é atribuída todos os anos pela autarquia, por ocasião da época festiva, no âmbito do “Natal do Bombeiro”. O valor aprovado pelo executivo é igual ao montante arrecadado em donativos e peditório pela corporação, junto da comunidade, durante a quadra natalícia. O presidente Aires Pereira defendeu que esta é uma forma de compensar o empenho dos bombeiros ao longo do ano.

O PS concordou com a medida, mas quer que o município vá mais além. Nesse sentido, os vereadores socialistas apresentaram uma proposta de criação de um regulamento para a concessão de regalias aos elementos em regime de voluntariado. O objetivo é criar um conjunto de incentivos que ajudem a manter os atuais operacionais e também a captar novos, ao mesmo tempo que se reconhece toda a dedicação, coragem e sacrifício em prol da comunidade, sabendo-se que alguns ultrapassam as 1000 horas anuais de trabalho não remunerado que é essencial para proteger pessoas e bens.

Entre as propostas do PS, elencadas pela vereadora Ilda Cadilhe, antiga comandante dos Bombeiros, estão, por exemplo: a redução em 50% na fatura da água, saneamento e resíduos; a isenção no estacionamento à superfície e parques municipais; reembolso do valor do passe dos transportes públicos; reembolso de 50% das despesas com berçários, creches e pré-escolar; refeições gratuitas para filhos no 1º ciclo; isenção do IMI; acesso gratuito a atividades culturais municipais; isenção de taxas de licença de construção ou modificação de habitação e acesso gratuito à Varzim Lazer.

A discussão deverá ser agendada para a próxima reunião do executivo e Aires Pereira, perante a óbvia importância do tema, prometeu fazer uma avaliação até lá. O vereador João Trocado disse esperar que em breve seja feita justiça.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login