Rádio Onda Viva

Emissão Online

Agrupamento Flávio Gonçalves quer ajudar a salvar o mar

Com o projeto “Vamos salvar o mar, ele é o nosso lar”, o Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves candidatou-se ao programa Escola azul em Julho de 2021 e iniciou este desafio este ano letivo (2021/2022). Este programa educativo do Ministério do Mar, desenvolvido na Direção-Geral de Política do Mar, tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano. Este projeto, com a duração de dois anos letivos, inclui alunos do ensino pré-escolar e dos 1º, 2º e 3º ciclos pertencentes ao Jardim de Infância Luís Amaro, à Escola do Desterro, à Escola Nova, à Escola dos Sininhos e à escola sede de Agrupamento.

Sob a coordenação de Susana Carrasquinho e responsabilidade de mais 6 professores (Alzira Santos, Paula Quintas, Paula Petronilho, Isabel Mata, Carmen Silva e Luís Marta) serão desenvolvidas várias atividades. O principal objetivo é contribuir para a mudança dos comportamentos de todos na sua relação com o mar, quer dos intervenientes diretos no programa “Escola Azul”, quer da comunidade envolvente, envolvendo o maior número de pessoas possíveis e consciencializando a população e as instituições para um bem comum que é essencial conservar: O MAR!

Várias foram já as atividades desenvolvidas: nomeação dos embaixadores (setembro), visita online à Caravela Vera Cruz (20 de outubro); Corrida Praia Limpa (24 de outubro), Comemoração do “Dia Nacional do Mar” (16 de novembro); exploração do ebook “A incrível viagem do meu cocó”; etc. Com o hastear da bandeira “Escola Azul” agendada para o dia do patrono, 14 de fevereiro, muitas são ainda as atividades planificadas para este projeto, que navega a todo gás.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login